(11) 2122-2487 |  [email protected]

O que é Demonstrações contábeis?

Quando se trata de gestão empresarial, estamos falando de uma área complexa e que precisa ser tratada com responsabilidade, por isso é imprescindível que você conte com um setor de contabilidade excepcional.

Um dos motivos disso são os inúmeros conceitos complexos que só um profissional de contábeis tem conhecimento aprofundado, tal como demonstrações contábeis, por exemplo. Você sabe o que são demonstrações contábeis?

Este conceito gera dúvidas em quase todos os que não são da área contábil, embora fuja a compreensão de muitos, não é um tema impossível de se compreender, basta um pouco de estudo.

Saber sobre este tema e outros relacionados a contabilidade, é essencial para um bom funcionamento da empresa e para que haja inteligência nas tomadas de decisão para o desenvolvimento da mesma. 

Veja a seguir mais sobre este tema que gera tanta confusão.

O que são demonstrações contábeis?

Talvez o conceito fique mais simples à compreensão se o chamarmos por outro nome: Demonstrações financeiras. 

Em suma, demonstrações financeiras são apenas um conjunto de relatórios que irão conter informações sobre a situação patrimonial, econômica e financeira de uma organização. 

Esses relatórios são direcionados para participantes externos, ou seja, clientes, investidores, bancos, fornecedores, governos, entre outros. 

VEJA OUTROS ARTIGOS:

Com certeza você já ouviu falar de alguns desses relatórios que compõe o conjunto das demonstrações contábeis, alguns exemplos mais famosos são: demonstração do resultado do exercício, balanço patrimonial, demonstração do fluxo de caixa e de notas explicativas.

São os documentos da companhia que precisam ser publicados para os indivíduos exteriores, ou seja, os que não integram o sistema interno da empresa.

É possível fazer comparações entre uma empresa e outra com base nesses relatórios, baseado nas informações contidas neles, visto que há uma padronização na emissão deles.

Quais relatórios fazem parte das demonstrações contábeis?

Acima foi visto alguns exemplos dos relatórios que compõe o conjunto das demonstração contábeis, mas não vimos todos.

É preciso ressaltar que nem todos os documentos são obrigatórios, na lista a seguir você poderá conferir quais são todos os relatórios que integram o conjunto.

  • Balanço Patrimonial (BP) – Demonstra uma fotografia dos bens, direitos e obrigações da empresa em determinada data;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) – Demonstra as receitas, despesas e o lucro da empresa em determinado período;
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA) – Demonstra outros resultados da empresa, mas que foram contabilizados no Patrimônio Líquido;
  • Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) – Demonstra as movimentações e destinação dos lucros e prejuízos da empresa em determinado período;
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) – Demonstra as movimentações ocorridas no Patrimônio Líquido da empresa em determinado período;
  • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) – Demonstra as entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período;
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA) – Demonstra a geração e distribuição de riqueza nos diversos processos da empresa durante o período;
  • Notas Explicativas (NE) – É um relatório complementar que detalha as composições das contas e os critérios adotados na preparação das demonstrações contábeis como um todo.

Por que as demonstrações contábeis são tão importantes?

Bom, talvez o principal benefício é saber como anda a vida financeira da sua empresa, essas demonstrações são essenciais para que os gestores tenham uma visão ampla da situação da sua organização, assim como os investidores também precisam conferir esses dados. 

Vejamos  a seguir alguns dos benefícios desses relatórios.

Monitoras os investimentos e resultados

Uma empresa com vida saudável é aquela que consegue monitorar com facilidade os investimentos realizados, assim como os resultados que foram obtidos, e isso é possível fazer isso se baseando nas informações contidas em relatórios tais como fluxo de caixa, balanço patrimonial e demonstração do resultado. 

Otimiza a tomada de decisões

As decisões que a gestão vai tomar são literalmente o que define o futuro de uma empresa, por isso é sempre importante que estas sejam tomadas de forma inteligente e responsáveis.

A partir das demonstrações contábeis o gestor poderá ter a consciência dos resultados das suas decisões, e assim poderá realizar um planejamento ideal para o progresso da organização.

Prevenção de problemas

É melhor prevenir do que remediar, certo? Pois bem, com as informações contidas nestes relatórios, a gestão terá uma visão mais detalhada sobre a sua empresa, sendo assim possível identificar erros que são prejudiciais para a vida da companhia.

Outro aspecto benéfico dos relatórios é identificar fraudes, atividades ilegais, erros de estratégia (Dando a oportunidade de traçar um planejamento mais inteligente).

Promove a imagem de confiabilidade da empresa

Afinal, estes documentos serão expostos para os participantes exteriores, ou seja, todos aqueles que têm participação direta na vida da organização e com as demonstrações contábeis, a estrutura financeira da empresa estará exposta nos mínimos detalhes.

Essa exposição servirá para a tomada de decisões desses participantes externos, se ficar claro que a empresa participa de alguma atividade ilegal ou não toma decisões benéficas para a saúde financeira da companhia, ela irá perder a confiabilidade e a credibilidade dos investidores.

Assim como se os resultados forem positivos, ficará mais fácil atrair os investidores também.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cpom o que é?

Cpom o que é?

Alguns termos do mundo empresarial fogem a compreensão dos que estão iniciando nessa área e até mesmo algumas pessoas que já possuem uma experiência, por vezes não sabem o significado de certo conceitos, um deles é o Cpom e o que ele é. O Cpom ou Cadastro de...

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar conversa
Fale com um contador