(11) 2122-2487 |  [email protected]

O que é contabilidade gerencial e qual a importância para seu negócio?

A gestão empresarial é uma peça indispensável para o desenvolvimento da empresa, dito isso, há alguns conceitos que são englobados pela gestão que são essenciais para que você tenha um conhecimento aprofundado do cenário financeiro da organização e um desses conceitos é o de contabilidade gerencial.

Esta ferramenta vem ganhando força nos últimos anos, especialmente quando se fala de gestão de pequenas e médias empresas, ou companhias que estão no processo de construção das suas bases.

A importância dessa ferramenta se dá no momento de tomar decisões mais assertivas para a saúde da sua organização, visto que você terá detalhes sobre investimentos e gastos que são vitais e outros que são dispensáveis. 

Veja a seguir mais sobre este conceito tão importante para as empresas.

O que é contabilidade gerencial?

Agora que sabemos da importância dessa estratégia, vamos ver o que ela é, entenda que contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, com isso, o gestor terá uma visão mais detalhada de como anda a saúde financeira da sua empresa.

Essa estratégia envolve técnicas tais como análise de demonstrações contábeis, processos de contabilidade financeira, entre outros processos indispensáveis do setor de contábil.

Os dados que serão obtidos vão passar por uma etapa de análise em conjunto com informações sobre custos e orçamentos, deixando a gestão pronta para tomar decisões sobre preços a serem cobrados, definição de metas da empresa, entre outros. 

Outro aspecto importante é a possibilidade de comparar a situação da sua organização, com a situação dos concorrentes do mercado, estimulando uma análise sobre as decisões que a companhia toma para superar suas concorrentes.

Em suma, você terá um cenário completo sobre a situação da organização e assim poderá adotar medidas para expansão de clientes e mercado e modernização de ferramentas de gestão e administração.

VEJA OUTROS ARTIGOS:

Como funciona essa ferramenta?

Quem está no meio empresarial sabe bem que uma empresa é um sistema, e para funcionar ela precisa ter funções otimizadas como metas bem definidas e pensadas, uma rigorosa execução dos planos financeiros para assim, ter um bom desenvolvimento.

Por isso que a contabilidade gerencial se faz tão necessária, é a partir dela que a organização poderá ter resultados positivos e lucratividade, pois o setor contábil terá dados essenciais para que a gestão trabalhe de forma otimizada.

Com esses dados a gestão irá saber se as metas estão sendo alcançadas, se as decisões estão dando resultados positivos, se há desperdício de recursos em alguma área da companhia, entre outros.

Os clientes também irão ficar por dentro dos resultados da organização por meio dos relatórios gerados pelo setor contábil, sendo assim possível saber o que dá resultado e o que não dá. 

Qual a importância do setor contábil na contabilidade gerencial?

No mundo empresarial ser estratégico é o que vai definir o seu sucesso ou fracasso, e aí que entra não só a importância da contabilidade gerencial, sendo uma ferramenta vital para que haja o desenvolvimento de estratégias inteligentes para gerar resultados positivos, como também a importância do contador.

Explicando melhor, a contabilidade gerencial tem origem na demonstração contábil, sendo assim ela vai mostrar de forma detalhada como anda o movimento financeiro da organização e o que poderá afetar futuramente a estrutura da empresa.

Com essa ferramenta o setor contábil terá uma figura geral e detalhada de todo o movimento, gastos, lucros, despesas, decisões bem pensadas e outras que já não produziram bons resultados. 

Após formar essa figura, é hora de mostrar para gestão o que está dando resultado, o que deve mudar, o que é supérfluo, como reduzir gastos, ampliação da receita, sendo por meio de prestação de serviços ou venda de produtos. 

É o que vai, aos poucos, dando firmeza na estrutura da organização, e impedindo que haja danos na sua base financeira.

Quais são as vantagens dessa ferramenta?

Quando o setor contábil aplica a contabilidade gerencial na empresa, estará dando um passo para o desenvolvimento da organização de forma saudável. Veja a seguir algumas vantagens.

Redução de custos

Por mostrar os gastos da empresa, será possível identificar se em algum setor está com gastos supérfluos, que podem ser cortados e assim, reduzir os custos da organização. 

Decisões mais inteligentes

As decisões da gestão são responsáveis pelos resultados positivos ou negativos da organização, com a aplicação da contabilidade gerencial, será possível que os gestores tenham uma visão detalhada do impactos de suas decisões e assim poderão tomar decisões mais bem pensadas.  

Gestão mais eficiente

Em congruência com o que foi citado no ponto anterior, outra vantagem é que a gestão irá amadurecer com a análise dos dados expostos nos relatórios feitos pelo setor contábil, sendo assim, os gestores terão a possibilidade de fazer planejamentos mais específicos antes da tomada de decisões.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

O que é Demonstrações contábeis?

O que é Demonstrações contábeis?

Quando se trata de gestão empresarial, estamos falando de uma área complexa e que precisa ser tratada com responsabilidade, por isso é imprescindível que você conte com um setor de contabilidade excepcional. Um dos motivos disso são os inúmeros conceitos complexos que...

Cpom o que é?

Cpom o que é?

Alguns termos do mundo empresarial fogem a compreensão dos que estão iniciando nessa área e até mesmo algumas pessoas que já possuem uma experiência, por vezes não sabem o significado de certo conceitos, um deles é o Cpom e o que ele é. O Cpom ou Cadastro de...

Pin It on Pinterest

Share This
Iniciar conversa
Fale com um contador