O que é contabilidade gerencial e qual a importância para seu negócio?
A gestão empresarial é uma peça indispensável para o desenvolvimento da empresa, dito isso, há alguns conceitos que são englobados pela gestão que são essenciais para que você tenha um conhecimento aprofundado do cenário financeiro da organização e um desses conceitos é o de contabilidade gerencial.
Esta ferramenta vem ganhando força nos últimos anos, especialmente quando se fala de gestão de pequenas e médias empresas, ou companhias que estão no processo de construção das suas bases.
A importância dessa ferramenta se dá no momento de tomar decisões mais assertivas para a saúde da sua organização, visto que você terá detalhes sobre investimentos e gastos que são vitais e outros que são dispensáveis.
Veja a seguir mais sobre este conceito tão importante para as empresas.
O que é contabilidade gerencial?
Agora que sabemos da importância dessa estratégia, vamos ver o que ela é, entenda que contabilidade gerencial é um conjunto de técnicas e procedimentos contábeis, com isso, o gestor terá uma visão mais detalhada de como anda a saúde financeira da sua empresa.
Essa estratégia envolve técnicas tais como análise de demonstrações contábeis, processos de contabilidade financeira, entre outros processos indispensáveis do setor de contábil.
Os dados que serão obtidos vão passar por uma etapa de análise em conjunto com informações sobre custos e orçamentos, deixando a gestão pronta para tomar decisões sobre preços a serem cobrados, definição de metas da empresa, entre outros.
Outro aspecto importante é a possibilidade de comparar a situação da sua organização, com a situação dos concorrentes do mercado, estimulando uma análise sobre as decisões que a companhia toma para superar suas concorrentes.
Em suma, você terá um cenário completo sobre a situação da organização e assim poderá adotar medidas para expansão de clientes e mercado e modernização de ferramentas de gestão e administração.
VEJA OUTROS ARTIGOS:
- Quais os tipos de anexos do Simples Nacional?
- Índices Financeiros, o que eles dizem?
- O que é Lucro Presumido?
- Simples Nacional ICMS diferencial de alíquotas interestaduais
- Empresa Simples Nacional, Minha Empresa pode ser?
- 5 Passos para a abertura de empresa
- Regime de Caixa ou Competência? (Simples Nacional e Lucro Presumido)
- Distribuição de lucros desproporcional, é possível?
- O que é demonstração do resultado do Exercício (DRE)?
- CPOM o que é?
- O que é demonstrações contábeis?
Como funciona essa ferramenta?
Quem está no meio empresarial sabe bem que uma empresa é um sistema, e para funcionar ela precisa ter funções otimizadas como metas bem definidas e pensadas, uma rigorosa execução dos planos financeiros para assim, ter um bom desenvolvimento.
Por isso que a contabilidade gerencial se faz tão necessária, é a partir dela que a organização poderá ter resultados positivos e lucratividade, pois o setor contábil terá dados essenciais para que a gestão trabalhe de forma otimizada.
Com esses dados a gestão irá saber se as metas estão sendo alcançadas, se as decisões estão dando resultados positivos, se há desperdício de recursos em alguma área da companhia, entre outros.
Os clientes também irão ficar por dentro dos resultados da organização por meio dos relatórios gerados pelo setor contábil, sendo assim possível saber o que dá resultado e o que não dá.
Qual a importância do setor contábil na contabilidade gerencial?
No mundo empresarial ser estratégico é o que vai definir o seu sucesso ou fracasso, e aí que entra não só a importância da contabilidade gerencial, sendo uma ferramenta vital para que haja o desenvolvimento de estratégias inteligentes para gerar resultados positivos, como também a importância do contador.
Explicando melhor, a contabilidade gerencial tem origem na demonstração contábil, sendo assim ela vai mostrar de forma detalhada como anda o movimento financeiro da organização e o que poderá afetar futuramente a estrutura da empresa.
Com essa ferramenta o setor contábil terá uma figura geral e detalhada de todo o movimento, gastos, lucros, despesas, decisões bem pensadas e outras que já não produziram bons resultados.
Após formar essa figura, é hora de mostrar para gestão o que está dando resultado, o que deve mudar, o que é supérfluo, como reduzir gastos, ampliação da receita, sendo por meio de prestação de serviços ou venda de produtos.
É o que vai, aos poucos, dando firmeza na estrutura da organização, e impedindo que haja danos na sua base financeira.
Quais são as vantagens dessa ferramenta?
Quando o setor contábil aplica a contabilidade gerencial na empresa, estará dando um passo para o desenvolvimento da organização de forma saudável. Veja a seguir algumas vantagens.
Redução de custos
Por mostrar os gastos da empresa, será possível identificar se em algum setor está com gastos supérfluos, que podem ser cortados e assim, reduzir os custos da organização.
Decisões mais inteligentes
As decisões da gestão são responsáveis pelos resultados positivos ou negativos da organização, com a aplicação da contabilidade gerencial, será possível que os gestores tenham uma visão detalhada do impactos de suas decisões e assim poderão tomar decisões mais bem pensadas.
Gestão mais eficiente
Em congruência com o que foi citado no ponto anterior, outra vantagem é que a gestão irá amadurecer com a análise dos dados expostos nos relatórios feitos pelo setor contábil, sendo assim, os gestores terão a possibilidade de fazer planejamentos mais específicos antes da tomada de decisões.
Artigos relacionados
DIRF 2020: O que é e Para que Serve? Tudo o que Você Precisa Saber Sobre essa Declaração
No dia 10 de julho de 2020, o novo layout do programa gerador da Dirf (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) 2021 foi aprovado pelo Coordenador Geral de Fiscalização- COFIS. O Dirf é um documento que deve ser enviado anualmente, sendo obrigatório a...
Quais são os principais tipos de notas fiscais? Lista Completa
A emissão de notas fiscais tem um papel essencial para o governo, pois permite que este tenha controle sobre as transações comerciais que ocorrem em solo nacional. Outra finalidade deste documento é, em um possível caso de insatisfação por parte do cliente ou defeito...
O que é ICMS e como calcular este imposto?
o O jovem empreendedor deve ter uma atenção redobrada quando se trata das questões fiscais na qual se enquadra o ramo de atuação da sua empresa, mesmo os mais experientes por vezes acabam pecando nessa parte e comendo erros. Garantir que a sua organização atue de...
0 comentários